domingo, 28 de abril de 2013

Pré-Natal - PSF

Espírito Santo do Turvo: PSF promove palestra para gestantes

Enfermeira explica sobre importância do pré-natal e do aleitamento materno durante reunião.
Gestantes que fazem acompanhamento pela rede pública de Saúde em Espírito Santo do Turvo participaram na tarde desta terça-feira (22) da primeira reunião do ano. As palestras são realizadas mensalmente por meio do PSF (Programa Saúde da Família) e abordam temas de interesse das futuras mães.
Nesta terça-feira, a palestrante convidada foi a enfermeira da Unidade Básica de Saúde da cidade, Luciene Ueda Rovano. O evento, na própria UBS, contou com a participação de cerca de 20 gestantes. Luciene abordou a importância do pré-natal e ainda do aleitamento materno. 
Com recurso audiovisual, a enfermeira explicou às grávidas que para a boa saúde do bebê e delas próprias, é necessário passar por, no mínimo, sete consultas médicas, além de realizar exames para detectar possíveis doenças. “As gestantes devem entender que são elas as responsáveis pela saúde do bebê, portanto, ir às consultas e realizar os exames é um dever, uma vez que, quando grávidas, também respondem pela saúde da criança”, explicou. 
Segundo ela, exames de tipo sanguíneo, urina, hemograma completo, glicemia, ultrassonografia e para detectar a toxoplasmose, HIV, hepatite B e sífilis são indispensáveis. “Também é importante que as vacinas estejam em dia. Na gravidez as mulheres devem ser imunizadas contra tétano e hepatite, e logo ao ter o bebê devem tomar a dose contra sarampo, caxumba e rubéola”, explicou Luciene. 
A enfermeira falou ainda sobre os benefícios da amamentação para a mãe, o bebê e a sociedade. Um vídeo com duração de quatro minutos foi exibido para que as mulheres se informassem sobre o correto preparo das mamas e a forma mais adequada de amamentar. 
“Dentre os principais benefícios para as mães está o retorno ao peso anterior de modo mais rápido, prevenção da anemia e do câncer de mama. O bebê alimentado somente com leite materno pelo menos até o sexto mês de vida tem benefícios como a prevenção de inúmeras doenças, entre elas hipertensão, diabetes, anemia, desnutrição e alergias. O leite materno é o alimento mais completo, pois contém todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança”, disse a enfermeira.  Segundo  Luciene, a sociedade como um todo ganha com o aleitamento materno, uma vez que ele reduz custos à Saúde com doenças, previne a desnutrição e tem como consequência menos mortes de crianças. 
A especialista também alertou para a necessidade de se ter sempre em mãos o Cartão da Gestante. “Para as grávidas é um documento que deve ser levado na bolsa, pois nele estão todas as informações em caso de emergência”, salienta. 
As reuniões para gestantes são promovidas pelo PSF mensalmente. A grávida que realiza o pré-natal corretamente e participa de todas as reuniões recebe no sétimo mês, um kit para o bebê. O material é fornecido pela Prefeitura, por meio do projeto Sementes do Amanhã.
PSF mudou vida de jovem gestante de Espírito Santo do Turvo
Foi por meio do Programa Saúde da Família que Milene Galdino, 18 anos, descobriu como pode ser bom viver de maneira saudável. Tendo o álcool e as drogas como companhia na ocasião, ela passou por uma gravidez atribulada há dois anos. A consequência foi a internação do filho recém-nascido por oito dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).  
Consciente de que precisava de ajuda, a jovem, acompanha pelo PSF (Programa Saúde da Família) de Espírito Santo do Turvo, passou por uma internação para desintoxicação. Ela permaneceu internada por seis meses e confessa ser outra pessoa nos dias de hoje.
 Grávida de quatro meses, Milene passou a ter bons hábitos de saúde e não deixa de realizar as consultas do pré-natal e todos os exames solicitados pelo médico. “Hoje eu tenho consciência de que preciso cuidar de mim e do meu filho. Não quero que aconteça com esta criança o que aconteceu com meu filho mais velho, por isso tomo todo o cuidado e participo das reuniões todo mês”, disse enquanto aguardava o início da palestra para gestantes na UBS, nesta terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário